Beijing, 5/jun/1989. Jovem chinês com compras nas mãos se coloca frente a 59 tanques em direção à Praça da Paz Celestial (Tiananmen), 1 dia após o Massacre do 4 de Junho. A identidade dele permanece desconhecida até hoje.
Jeff Widener, hospedado no Hotel Beijing, foi quem que bateu essa foto. Há outros fotógrafos que também registraram o momento, mas a fotografia do Jeff é a mais difundida.
Imagina, após seu país decretar Lei Marcial e 1 dia depois de um verdadeiro Massacre, onde o governo matou milhares de estudantes que tentavam protestar pela democracia... UM HOMEM, voltando das compras, se coloca sozinho na frente de 59 TANQUES!!! Sobe em um e fala um monte pro soldado!
Foi retirado de lá por outras pessoas, afinal o governo depois de matar milhares de estudantes, matar ele não seria difícil... até hoje, ninguém sabe quem ele é ou o que aconteceu com ele depois disso... é assunto censurado na China.
Essa fotografia foi tirada no finalzinho da Guerra Fria e teve tamanho impacto, que em qualquer lista de "fotografias que mudaram o mundo", está lá, entre as primeiras!
Sem dúvida é uma das cenas mais INCRÍVEIS e SIGNIFICATIVAS que já vi.. e que se não mudou (suficientemente) o mundo, pelo menos contribuiu MUITO para minha forma de pensar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário