Pesquisar este blog

Seguidores

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Tempestades solares ameaçam a Terra



http://paraaondevamos.blogspot.com/2011/02/tempestades-solares-ameacam-terra.html

Tempestades solares ameaçam a Terra



NOVA YORK - De acordo com especialistas reunidos na Associação Americana para Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), tempestades eletromagnéticas como a da última semana, que chegou a interromper as ondas de rádio na China, vão atingir a Terra novamente e com mais força.




Isto porque a sociedade moderna está cada vez mais vulnerável ao clima do espaço por causa da nossa dependência de sistemas de satélite para sincronizar computadores, sistemas de navegação, redes de telecomunicações e outros aparelhos eletrônicos.



Uma tempestade solar potente poderia interromper toda essa tecnologia, queimar satélites, quebrar mercados de ações e causar quedas de energia.



A situação fica ainda mais grave porque o ciclo solar está caminhando para um período de atividade mais intensa nos próximos 11 anos.



- Esta não é uma questão de 'se', é uma questão de 'quando' e 'de que tamanho' - disse Jane Lubchenco, da Administração Atmosférica e Oceânica Nacional.



Não há muito a ser feito, mas os governos mundiais estão tentando desenvolver estratégias para dividir e cooperar com informação antes da próxima tempestade.


- Uma nova tempestade solar, de porte igual ou maior à vista na terça-feira passada, pode ocorrer em breve, segundo cientistas. No entanto, não é possível prever quando estes eventos aconteceriam. De acordo com o pesquisador Victor D'Ávila, do Observatório Nacional, estes fenômenos devem tornar-se ainda mais comuns daqui a dois anos, quando o Sol entra em novo ciclo de alta atividade.



- São períodos em que a frequência e a força das tempestades cresce, assim como a quantidade de luz e calor lançados no espaço - explica.



A tempestade solar registrada na semana passada foi o maior em quatro anos. Existe potencial, segundo Ávila, para que outros eventos provoquem choques elétricos na fiação, curtos-circuitos, desligamentos e queimas de transformadores, entre outros prejuízos.


- De fato, não podemos dizer se haverá uma grande tempestade daqui a seis meses, mas podemos dizer quando as condições serão favoráveis para que isso aconteça - disse Juha-Pekka Luntama, da Agência Espacial Europeia.

CABO CANAVERAL, Estados Unidos (Reuters) - A Nasa lançou nesta quinta-feira um satélite científico para melhorar a previsão de tempestades solares, que são capazes de perturbar sinais de navegação, telecomunicações e redes elétricas.

Os físicos pretendem usar essas informações para melhorar as previsões sobre erupções solares e tempestades geomagnéticas, que podem perturbar os sinais de GPS, paralisar satélites de comunicações e interromper o fluxo de energia elétrica.
Por causa de interferências sobre sinais de rádio nas regiões polares, as empresas áreas acabam tendo de desviar voos quando esse fenômeno ocorre.




"Dois ou três dias de antecedência podem fazer a diferença entre salvaguardar as tecnologias avançadas das quais dependemos a cada dia e a perda catastrófica dessas capacidades e trilhões de dólares em comércio interrompido", disse em nota Thomas Bogdan, diretor do Centro de Previsão Meteorológica da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, em Boulder, no Colorado.

Extraído do site O Globo
Postado por Pensamento é vida às 11:33 AM
0 comentários:

Nenhum comentário: