Pesquisar este blog

Seguidores

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Protetor Solar

http://www.msnbc.msn.com/id/40089463/ns/technology_and_science-

protetor solar para proteger a rede elétrica das tempestades dom.
Sistema projetado para prever a gravidade de tempestades em locais específicos na Terra

NASA / SDO
Este instantâneo de Solar Dynamics Observatory da Nasa mostra um destaque impressionante associado com um 8 de setembro de 2010 explosão solar.
Por Nola Redd

actualizado
Compartilhe Imprimir Fonte:
A Nasa desenvolveu uma nova ferramenta na luta contra as erupções maciças do sol: um sistema de alerta precoce para proteger redes elétricas na Terra de extremamente poderosas tempestades solares.
O novo projeto, chamado Solar Shield, é projetado para predizer a gravidade das tempestades de sol forte em locais específicos na Terra para ajudar as empresas a poder planear as respostas e limitar o potencial de danos ao seu equipamento.
"Isso equivale a conhecer" alguma coisa está vindo e ele pode ser grande ", disse o líder do projeto Antti Pulkkinen, um associado de pesquisa da NASA Goddard Space Flight Center em Greenbelt, Maryland, disse a Space.com. Mas Solar Shield deve fornecer "especificidade muito mais."
Massive erupções dom.
O alvo principal para a NASA Solar Shield são erupções dom enorme chamada ejeções de massa coronal, ou CMEs, que pode disparar bilhões de toneladas de plasma e partículas carregadas.
O sol está a atravessar uma fase mais ativa de seus 11 anos de tempo de ciclo solar. Foi saindo de uma trégua prolongada em atividade e é esperado para bater o pico do actual ciclo em 2013.
Quando o campo magnético associado a uma CME encontra o campo magnético da Terra, os dois se fundem e uma enorme quantidade de energia é transferida para o geomagnetosphere. Esta corrente resultante pode afetar os astronautas ou satélites no espaço, bem como redes de energia comercial.
Se o CME é suficientemente forte, as redes podem se tornar sobrecarregados ou danificados. O apagão resultante pode durar de horas a meses, dependendo do montante dos prejuízos sofridos.
CMEs fortes são classificados como eventos low-frequency/high-impact, o que significa que, enquanto eles são raros, suas conseqüências são de longo alcance, afirmaram pesquisadores.
Mais notícias do espaço da MSNBC Tecnologia & Ciência

NASA
sonda Saturno senão bate na hora ruim
Weblog editor de Ciência Alan Boyle: A sonda Cassini entrou em modo de espera da precaução, uma semana antes do previsto um sobrevôo da lua Titã de Saturno.
Sonda da Nasa envia imagens deslumbrantes de um cometa
forças de fuga de gás atraso para lançamento do ônibus espacial
distorções espaço-tempo ajudar a encontrar as galáxias ocultas
Um workshop de 2008 pela Pesquisa Nacional de Conselhos de Estudos Espaciais, Diretoria previu que um "cenário de severa tempestade geomagnética" teria custos sociais e econômicos de até US $ 2 trilhões no primeiro ano, eo tempo de recuperação varia de quatro a 10 anos.
As previsões da NASA Solar Shield poderia ajudar a evitar o pior dos danos, disseram os pesquisadores.
O projeto visa a minimizar os efeitos, fornecendo e longo prazo, as previsões de curto quanto CMEs iminente. Hoje, os cientistas podem dizer quando uma ejeção é dirigido em direção à Terra, mas os dados são muito generalizadas. [ fotos incríveis das Tormentas dom recentes ]
Diferentes pontos de poder são afetadas pelas tempestades magnéticas resultantes de diferentes maneiras. Parte deste depende da hora do dia, os sistemas são mais vulneráveis durante as horas de uso não-pico.
O local também fatores locais dentro de altas latitudes sofrer impactos mais dramáticos do que os seus homólogos de baixa latitude. Outro fator é a geologia local, as correntes resultantes são afetadas pela condutividade do solo.
Assim, cada nó enfrenta um nível de risco diferente, que protetor solar tem como objetivo calcular. Mas como eles fazem isso?
Solar da NASA plano de escudo
É algo como isto: Depois de uma ejeção de massa coronal é registrado, os dados dos observatórios sol observando como a nave espacial SOHO e satélites gêmeos NASA Stereo permitir que a equipe para criar um modelo 3-D e fornecer uma previsão relativamente longo prazo a a sua hora de chegada, que variam de 24 a 48 horas.
Enquanto o CME viaja através do espaço, a equipe usa os computadores na Comunidade Goddard Coordenado Modeling Center (CCMC) para criar previsões generalizadas. Como o fluxo de partículas se move mais perto da Terra, ele passa Advanced Composition Explorer da NASA um espaço satélite de monitoramento do tempo cerca de 30 a 60 minutos antes de atingir o nosso planeta.
O satélite ACE recolhe dados em tempo real, permitindo que a equipe rapidamente refinar e reduzir suas previsões. NASA, em seguida, notifica o Electric Power Research Institutes programa Sunburst com os resultados.
"Nós rapidamente alimentar os dados em computadores CCMC," Pulkkinen explicou em um comunicado. "Nossos modelos predizem campos e correntes na atmosfera superior da Terra e propagar essas correntes para o chão."
Pulkkinen disse que o projeto Solar Shield está ainda em fase experimental e os dados mais significado observações mais atividade solar será necessário para refiná-la. Mas ele espera que as empresas de energia mais o indivíduo será capaz de voltar para o EPRI para receber tanto as previsões e informações em tempo real para a tempestade que se aproxima.
Cada nó pode então tomar as medidas que considerar adequadas, baseadas em previsões localizada, da NASA, acrescentou.
Essas ações podem incluir coisas simples, tais como cancelar o trabalho de manutenção planejada ou ter funcionários mais à mão para lidar com surtos resultantes, ou mais fortes táticas como desligar os transformadores mais vulneráveis da rede em si. Essa falta de energia controlada somente seria temporário, e muito menos prejudicial do que um apagão externamente induzido.
No entanto, um alarme falso pode sair caro para as empresas de eletricidade, as observações de modo mais real e parceiros entre a indústria de energia são necessárias para aperfeiçoar os processos, Pulkkinen disse.
"Gostaríamos que as empresas mais poder se juntar ao nosso esforço de investigação", acrescentou. "Os dados mais podemos recolher do campo, mais rápido podemos testar e melhorar Solar Shield".
Gallery: Fotos incríveis dom

Nenhum comentário: