Pesquisar este blog

Seguidores

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Condições para o Bem-Estar

http://saudeperfeitarfs.blogspot.com/

Condições para o Bem-Estar

Ouça o seu corpo. O corpo não é seu inimigo e, quando ele disser algo, aja de acordo com isso, porque ele tem sua própria sabedoria. Não o perturbe, não se deixe levar pela sua cabeça. Eu não ensino regras rígidas, apenas tento aumentar sua consciência. Ouça o seu corpo.

O corpo é seu amigo. Ouça a sua linguagem, decodifique-a e, pouco a pouco, à medida que você se aprofundar no livro do seu corpo e virar as suas páginas, você começará a perceber todo o mistério da vida. Ampliado milhões de vezes, está no mundo todo. Condensado numa pequena fórmula, contudo, ele está presente no seu corpo.


Faça contato com o corpo


Você não está em contato com muitas coisas no seu corpo, só o que você está carregando. Contato significa uma profunda sensibilidade. Você talvez nem sinta seu corpo ou apenas o sinta quando você está doente. Se existe uma dor de cabeça, então você percebe a sua cabeça. Se uma perna doi, é possível notá-la. Só se está consciente quando alguma coisa vai mal.

Se tudo está bom, você permanece inconsciente e, na verdade, esse é o momento em que é possível fazer contato - quando tudo está bem -, porque, quando algo vai mal, o contato é feito apenas com a doença, com aquilo que vai mal, e o bem-estar desaparece. Você está se sentindo bem agora, mas, de repente, sua cabeça começa a doer e você faz contato. O contato não é feito com a cabeça e sim com a dor de cabeça. O contato com a cabeça só é possível quando ela não está com dor e está cheia de bem-estar. Mas quase perdemos esta capacidade. Não fazemos contato quando estamos bem. O nosso contato, portanto, é só uma medida de emergência. Surge a dor de cabeça - é preciso tomar um remédio, algo tem de er feito, por isso você se conecta e toma uma providência.

Tente fazer contato com o seu corpo quando tudo estiver bem. Deite-se na grama, feche os olhos e perceba a sensação que vai por dentro, o bem-estar que está borbulhando. Deite-se em um riacho, com a água tocando seu corpo e todas as células se refrescando. Sinta, por dentro, o frescor invadindo célula por célula, penetrando fundo no seu corpo.

Sente-se ao sol. Deixe que os raios penetrem através da sua pele. Sinta o calor à medida que ele invade o seu corpo, penetrando cada vez mais fundo, como se tocasse suas células sanguíneas e chegasse até os ossos. O sol é vida, é a própria fonte. Então, com os olhos fechados, sinta o que está acontecendo. Fique alerta, observe e aproveite. Pouco a pouco, você irá tomando consciência de uma harmonia muito sutil, uma bela música que toca continuamente dentro de si. Então você terá feito contato com o corpo - do contrário, você está carregando um corpo morto.

Na Rússia, pesquisas foram realizadas durante décadas e os cientistas chegaram a muitas conclusões. Um dos resultados mais relevantes é o de que, sempre que ocorre uma doença, o corpo passa os seis meses que a antecedem nos enviando sinais de que isso ocorrerá. Seis meses é um tempo bem longo! Uma doença vai surgir no ano que vem; no meio deste ano, o corpo já começa a mandar sinais - mas você não ouve, não entende, não sabe. Só se dá conta da doença quando ela já apareceu, ou nem mesmo percebe quando isso acontece - é um médico que descobre primeiro que existe algo errado.

Uma pessoa que pesquisou por vários anos criou filmes e câmeras capazes de detectar uma doença antes que ela realmente se manifeste fisicamente. Ela diz que o paciente pode ser tratado sem que sequer saiba que está doente. Se um câncer irromperá no ano que vem, ele pode ser tratado a partir de já. Não existem indicações físicas, mas começam a ocorrer mudanças na eletriciadade do corpo. Primeiro ocorrerão mudanças na bioenergia, depois essas mudanças atingirão o físico. Se a camada bioenergética for tratada, o corpo físico não chegará a ser atingido.

Graças a essa pesquisa, será possível, no futuro, evitar que as pessoas fiquem doentes e não haverá mais necessidade de hospitais. A doença poderá ser tratada antes que atinja o corpo.

Talvez você tenha ouvido muitas histórias sobre sannyasins hindus, bhikkus budistas e monges zen que anunciam a própria morte com antecedência. E talvez fique surpreso ao saber que isso sempre ocorre seis meses antes da morte - nunca antes, são sempre seis meses. Isso não é acidental, há um sentido para esses seis meses. Antes que o corpo físico morra, a bioenergia começa a diminuir e alguém que está em profundo contato com sua energia percebe isso. Vida significa expansão, morte significa retração. Essa pessoa sente que a energia vital está se retirando e, então, anuncia que irá morrer em seis meses. Os monges zen são conhecidos pelo fato de até escolherem o modo como morrerão - porque eles sabem.

Antes de mais nada, então, torne-se cada vez mais sensível com relação a seu corpo. Ouça o que ele diz - você fica tão concentrado na cabeça que nunca ouve o que o corpo diz. Quando existe um conflito entre mente e corpo, na maioria das vezes o corpo estará mais correto do que a mente porque o corpo é natural, enquanto que a mente é social (portanto, sujeita às distorções sociais). O corpo pertence a esta vasta natureza, e a mente, à sociedade, à época em que vivemos. O corpo tem raízes profundas na existência, enquanto a mente é só uma ondulação na superfície. Mas você sempre ouve a mente e nunca o corpo - esse longo contato habitual se perdeu.

Você tem um coração e o coração é a raiz, mas você não faz contato. Comece a se conectar com o corpo e logo você perceberá que ele vibra em torno do centro do coração, assim como todo o sistema solar gira em torno do Sol. Os hindus chamam o coração de sol do corpo. O corpo inteiro é um sistema solar que gira em torno do coração. Você passou a ter vida quando o coração começou a bater e morrerá quando ele parar. O coração continua sendo o centro solar do seu corpo. Fique atento a ele. Contudo, você só vai ficar atento a ele se, gradativamente, você passar a observar o seu corpo inteiro.


Seja verdadeiro consigo mesmo


Lembre-se sempre de ser verdadeiro consigo mesmo. Para isso, é preciso estar atento a três coisas. Primeiro, nunca ouça alguém que diga o que você tem de ser. Ouça sempre a sua voz interior, o que você gostaria de ser. Do contrário, toda a sua vida será desperdiçada.

Há milhares de tentações à sua volta, porque existem muitas pessoas vendendo coisas por aí. Os supermercados, o mundo, as pessoas, todos estão interessados em lhe vender algo. Todo mundo é um vendedor e, se você ouvir vendedores demais, você ficará louco. Não ouça ninguém, simplesmente feche os olhos e ouça a sua voz interior. É disso que trata a meditação: ouvir a sua voz interior.

A segunda coisa - que só é possível se você já tiver feito a primeira - é nunca usar uma máscara. Se você está zangado, fique zangado. É arriscado, mas não sorria, pois isso não será verdadeiro. Você aprendeu a sorrir quando está zangado, então o sorriso fica falso, vira uma máscara. É só um exercício com os lábios, nada mais. O coração está cheio de fúria, de veneno, e os lábios sorriem - você se tornou falso.

Outra coisa também acontecerá: quando você quiser sorrir, não conseguirá. Todo o seu macanismo está revirado, pois quando você quis ficar com raiva não pôde. Agora você quer amar, mas, de repente, descobre que o seu sistema não funciona. Quer sorrir, mas tem de forçar o sorriso. Seu coração está pleno de sorrisos e você quer rir alto, mas não consegue, algo fica reprimido no coração, engasgado na garganta. O sorriso não vem ou, se vem, é pálido e apagado. Não o deixa feliz. Você não se empolga com ele. Não há luminosidade à sua volta.

Quando quiser ficar com raiva, fique. Não há nada de errado em ficar com raiva. Quando quiser rir, ria. O que há de errado em rir alto? Pouco a pouco, você verá que todo o seu organismo está funcionando. Dá para notar: sempre que o mecanismo de uma pessoa está funcionando bem, dá para ouvir um zumbido em torno dela. Ela caminha, mas o passo é como uma dança. Fala, mas suas palavras têm uma poesia sutil. Quando olha para alguém, de fato olha: não é indiferente, é calorosa. Quando toca, ela realmente o faz - você pode sentir a energia entrando em seu corpo, uma corrente de vida sendo transferida... Seu mecanismo está funcionando bem.

Não use máscaras. Se fizer isso, criará disfunções e bloqueios em seus sistemas. Existem muitos bloqueios no seu corpo. A pessoa que costuma reprimir a raiva tem os maxilares travados. Toda a raiva vai para os maxilares e fica estagnada ali. As mãos ficam feias. Não têm os movimentos graciosos de um dançarino porque a raiva vai para os dedos e fica ali, bloqueada.

Lembre-se, a raiva tem duas fontes. Uma são os dentes, a outra são os dedos, pois todos os animais, quando estão zangados, vão mordê-lo com os dentes ou arranhá-lo com as garras. Portanto, as unhas e os dentes são os dois pontos por onde a raiva é extravasada. Eu tenho a suspeita de que, sempre que a raiva é muito reprimida, as pessoas tem problemas nos dentes. Os dentes estragam porque muita energia se acumula ali sem ser liberada. E qualquer um que reprime a raiva comerá mais - as pessoas com raiva sempre comem mais porque os dentes precisam ser movimentados. As pessoas com raiva fumarão mais. Falarão mais: podem virar tagarelas obsessivas porque, de algum modo, os maxilares precisam se mover para que um pouco de energia seja extravasada. E as mãos das pessoas com raiva ficarão nodosas, feias. Se a energia tivesse sido liberada, as mãos poderiam ser belas. Se você reprime alguma coisa, existe uma parte do corpo que corresponde a essa emoção. Se não quer chorar, seus olhos perderão o brilho, pois as lágrimas são necessárias. Se você chora de vez em quando, e as lágrimas começam a fluir, seus olhos ficam mais limpos, renovados, jovens, virgens.

Lembre-se de que, se você não consegue chorar de verdade, também não consegue rir, pois essa é a outra polaridade. As pessoas que conseguem chorar também conseguem rir. E talvez você já tenha visto isso em crianças: se riem muito e por muito tempo, depois começam a chorar, porque as duas coisas estão ligadas. Os dois fenômenos não são diferentes, é a mesma energia indo para pólos opostos.

Portanto, não use máscaras - seja verdadeiro, custe o que custar.

A terceira coisa diz respeito à autenticidade: fique sempre no presente, porque toda falsidade vem do passado ou do futuro. O que passou passou - não se preocupe mais com isso. E não carregue o passado como um fardo; do contrário, isso não deixará que você seja autêntico no presente ("Enterre os mortos"; os "mortos" são os acontecimentos passados...). Além disso, tudo o que ainda não aconteceu de fato não aconteceu - não fique se preocupando à toa com o futuro, senão isso interferirá no presente e o estragará ("Não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois...). Seja verdadeiro no presente e você será autêntico. Estar aqui e agora é ser autêntico.


Relaxe e aceite a vida como ela é


A sociedade certamente o prepara para a atividade, a ambição, a rapidez, a eficiência. Não o prepara para relaxar, não fazer nada e descansar. Ela condena todos os tipos de descanso, como se fossem pura preguiça. Condena as pessoas que não vivem correndo - porque toda a sociedade vive correndo, tentando chegar a algum lugar. Ninguém sabe aonde vai, mas todo mundo está preocupado em andar mais rápido!

Ouvi falar sobre um casal que dirigia por uma estrada em alta velocidade. A mulher não cansava de repetir para o marido:
- Dê uma olhada no mapa.
E o homem respondia:
- Fique quieta. Boca fechada! Eu estou dirigindo. Não importa para onde estamos indo, o que importa é ir rápido.

Ninguém sabe, afinal, para onde e por que estavam indo.

Toda sociedade está preparada para o trabalho. Essa é uma sociedade viciada em trabalho. Não quer que você aprenda a relaxar, por isso, desde a infância, colocaram na sua cabeça idéias contra o relaxamento.

Não estou dizendo para você relaxar o dia inteiro, e sim para fazer o seu trabalho, encontrar algum tempo para si mesmo - e isso só é possível se você estiver relaxado. Você ficará surpreso ao perceber que, se conseguir relaxar durante uma hora ou duas a cada 24 horas, você terá uma percepção muito mais aguçada de si mesmo. Isso mudará o seu comportamento externamente: você ficará mais calmo, mais silencioso. E mudará a qualidade do seu trabalho: ficará mais artístico e elegante. Você cometerá menos erros do que o habitual, porque ficará mais coeso, mais centrado.

Trata-se de puro relaxamento em todas as três camadas - corpo, mente e coração. Durante duas horas, a pessoa fica quase ausente. Nessas duas horas, seu corpo, seu coração e sua inteligência se recuperam, e é possível perceber isso no dia-a-dia dessa pessoa.

Ela não será uma perdedora - embora não seja mais agitada nem precise correr desnecessariamente o dia inteiro. Irá direto ao ponto em que quer chegar. E fará as coisas que precisa; não se preocupará em fazer coisas supérfluas. Dirá só o que é necessário. Suas palavras passarão a ser telegráficas; seus movimentos, graciosos; sua vida se tornará uma poesia.

O relaxamento pode transformá-lo, levando-o a alturas belíssimas - e trata-se de uma técnica muito simples. Não existe nada demais nessa técnica; você só sentirá um pouco de dificuldade nos primeiros dias, porque a agitação é um hábito antigo. À medida que o relaxamento se aprofunda, ele se torna uma meditação. Meditação é o nome que se dá ao relaxamento mais profundo.


Libere a sabedoria do corpo


O corpo tem uma grande sabedoria. Libere-a. Deixe que o corpo siga cada vez mais sua própria sabedoria. E, sempre que tiver tempo, simplesmente relaxe. Deixe que a respiração siga um ritmo natural. Nosso hábito de interferir tornou-se tão entranhado que não conseguimos nem respirar sem intervir nisso. Se observar a respiração, você vai perceber no mesmo instante que já começou a interferir - você começa a respirar mais fundo ou a expirar mais ar. Não é preciso interferir, de forma alguma. Apenas deixe que a respiração aconteça de modo natural, o corpo sabe do que necessita. Se você precisar de mais oxigênio, respirará mais; se precisar de menos oxigênio, respirará menos.

Deixe a respiração por conta do corpo! E, sempre que sentir algum ponto de tensão, relaxe. Muito lentamente... primeiro comece a relaxar enquanto estiver sentado, descansando; depois, quando estiver ocupado, fazendo alguma coisa. Se estiver limpando o chão ou ocupado na cozinha ou no escritório, mantenha esse estado relaxado. A ação não precisa atrapalhar esse estado de relaxamento. Assim, suas atividades terão beleza, uma grande beleza. Terão o sabor da meditação. As pessoas, no entanto, continuam a fazer esforços desnecessários. Algumas vezes, esses esforços funcionam como uma barreira; são problemas que elas mesmas criam.

Basta observar... Existem situações em que, se você forçar, nada conseguirá. Não apresse o rio nem tente nadar correnteza acima. O rio corre para o mar naturalmente - seja apenas parte dele, parte da sua jornada. Ele o levará ao ponto final. Se relaxarmos, descobriremos; se não relaxarmos, não descobriremos. O relaxamento torna-se a porta para essa grande descoberta - a iluminação.


Uma sinfonia de alegria


Na verdade, alegria significa apenas que seu corpo está numa sinfonia, nada mais do que isso. Seu corpo está seguindo um ritmo melodioso. Alegria não é prazer; o prazer tem de ser decorrência de uma outra coisa. A alegria é ser simplesmente você mesmo, vivo, absolutamente vibrante, vital. O sentimento de uma música sutil ao seu redor e dentro do seu corpo, uma sinfonia, isso é alegria. Você estará alegre quando o seu corpo estiver fluindo como um rio. Um organismo saudável é sempre capaz de atingir picos de orgasmo. É orgástico, está correndo, fluindo.

Quando um homem feliz ri, é como se todo o seu corpo risse. Não são somente os lábios ou o rosto. Ele ri dos pés à cabeça, como um organismo inteiro. O riso flui, em pequenas ondulações, por todo o seu ser. Toda a sua bioenergia se agita por meio do riso. Quando uma pessoa saudável está triste, está realmente triste, de corpo inteiro. Quando uma pessoa saudável está zangada, está realmente zangada, de corpo inteiro. Quando faz amor, só faz amor: ela é amor; nada mais do que isso. Na verdade, dizer que "faz" amor (make love) não é correto. Essa expressão é vulgar, porque o amor não pode ser "feito". Portanto, ela não faz amor, ela é amor. Não é nada a não ser energia de amor. E, em tudo o que faz, é assim que ela é. Se está caminhando, é pura energia caminhando. Se está cavando um buraco, é puramente o ato de cavar.

Uma pessoa saudável não é uma entidade, mas um processo dinâmico. Podemos dizer que uma pessoa saudável não é um substantivo, mas um verbo - não é um fluxo, mas um fluir. Está constantemente fluindo em todas as dimensões, transbordando. Qualquer sociedade que impeça isso é patológica. Qualquer pessoa que esteja de algum modo bloqueada está num estado patológico, desequilibrado. Só uma parte está funcionando corretamente, não o todo.

Muitas mulheres não sabem o que é orgasmo. Muitos homens não sabem o que é um orgasmo completo. Muitos só têm um orgasmo localizado, um orgasmo genital. Só uma leve agitação nos genitais e acabou. Não é como uma possessão em que o corpo inteiro cai num redemoinho e se perde num abismo. Por alguns momentos, o tempo pára e a mente deixa de funcionar. Por alguns momentos, você não sabe quem é. Esse é o orgasmo completo.

O ser humano é doente e patológico porque a sociedade o mutilou em muitos sentidos. Não deixam que você ame totalmente, não deixam que você tenha raiva; não deixam que seja você mesmo. Milhares de limitações são impostas.

Se quiser ser realmente saudável, você terá que se livrar das restrições. Terá de apagar tudo o que a sociedade fez com você. A sociedade é criminosa, mas é a única que temos, por isso não há nada que se possa fazer no momento. Cada pessoa tem de encontrar a sua própria maneira de se livrar dessa sociedade patológica, e a melhor maneira é começar tornando-se uma pessoa orgástica de todas as formas possíveis.

Se for nadar, então nade, mas nade com todo o seu ser, de modo que você se torne o nadar, um verbo; o substantivo desaparece. Se for correr, então corra; depois torne-se o correr, não um corredor. Nos Jogos Olímpicos, vemos corredores, egos, competidores... ambição. Se conseguir simplesmente correr sem que o corredor esteja presente, esse correr torna-se zen; torna-se uma meditação. Dance, mas não se torne um dançarino, pois o dançarino começa a manipular e por isso não está totalmente na dança. Dance e deixe que a dança o leve para onde quiser.

Siga com a vida, confie na vida, e, pouco a pouco, a vida acabará com todos os seus bloqueios, a energia começará a fluir por todas as partes.

Assim, faça o que fizer, faça-o com a idéia secreta de que você tem de se tornar mais fluido. Se segurar a mão de alguém, segure-a de fato. Você a seguraria de qualquer jeito, então por que desperdiçar esse momento? Segure-a de verdade! Não deixe que sejam apenas duas mãos mortas segurando uma na outra, só esperando pelo momento de se separar. Se for conversar, então deixe que a conversa seja entusiasmada, do contrário você entediará a si mesmo e aos outros. A vida tem de ser uma paixão, uma paixão vibrante, uma paixão pulsante, uma energia estrondosa. Faça o que fizer, não deixe que isso seja aborrecido - do contrário, não o faça. Não é preciso fazer nada, mas, sempre que estiver fazendo algo, faça de verdade.

Pouco a pouco, todos os bloqueios desaparecerão e sua vida toda será recuperada. Seu corpo será recuperado; sua mente será recuperada. A sociedade mutilou seu corpo, sua mente - tudo. Deram a você algumas escolhas, deixaram algumas pequenas aberturas e só é possível olhar através delas. Nunca deixam que você veja a totalidade das coisas.


Ria e seja inteiro


O senso de humor reunirá as partes que foram separadas, colará seus fragmentos, deixando-o inteiro. Não reparou nisso? Quando você dá uma boa risada, de repente todos os fragmentos desaparecem e você se torna uma coisa só. Quando você ri, sua alma e seu corpo se tornam uma coisa só - eles riem juntos. Quando você pensa, seu corpo e sua alma estão separados. Quando chora, seu corpo e sua alma também são uma coisa só, funcionando em harmonia. Lembre-se sempre: todas essas coisas são boas, fazem bem, pois fazem de você um só todo. Rir, chorar, dançar, cantar - tudo isso faz de você um conjunto em que tudo funciona em harmonia.

Sua cabeça pode estar pensando enquanto o corpo continua fazendo mil coisas diferentes. Você pode comer enquanto a mente pensa em outra coisa e então ocorre uma divisão (as células de seu corpo ficam indecisas em qual das duas direções seguir, não funcionando da melhor forma possível...). Você anda na rua e, enquanto o corpo anda, a mente está pensando em outra coisa. Não que esteja pensando na rua, nas árvores que o cercam, no sol, nas pessoas em volta - está pensando em outras coisas, está em um outro mundo.

Mas, ao rir, se a sua risada for de fato profunda - se não for uma pseudo-risada, que só acontece nos lábios -, você sentirá de repente seu corpo e sua alma funcionando juntos. A risada não está só no seu corpo, ela penetra no fundo do seu ser. Surge de você e se espalha por toda a circunferência. Você é um só quando ri.

Minha definição de saúde é que, quando você não percebe a existência do corpo, você está saudável. O mesmo vale para a mente saudável. Só uma mente insana pode ser sentida. Quando a mente está sã, silenciosa, não é possível senti-la. Quando o corpo e a mente estão silenciosos, é possível sentir a alma com mais facilidade, com uma risada. Não há por que ser sério.

Aproveite a vida, ria das coisas ridículas à sua volta. Ria durante todo o trajeto até o templo de Deus. Aqueles que riram bastante chegaram lá - as pessoas sérias ainda estão perambulando por aí, com a cara amarrada.


Fonte: Osho, Corpo e mente em equilíbrio, Editora Sextante, 2008.

Nenhum comentário: